quinta-feira, 8 de março de 2012

DENÚNCIA - Moradores de Patos reclamam de poluição causada por usina de beneficiamento asfaltico. VEJA FOTOS


Na tarde desta quarta-feira (08), o morador Cláudio Florentino da Silva (47), da rua Galdino Guedes, bairro Jardim Bela Vista, fez uma denúncia a rádio espinharas de uma usina de beneficiamento asfaltico, que desde a última segunda-feira (05), entrou em funcionamento e está causando transtornos para o população não só daquela rua, pois a queima do óleo é feita no mesmo local da usina, produzindo uma imensa fumaça preta que se espalha com o vento, poluindo varias ruas que ficam nas proximidades.

Os moradores das ruas próximas ao Centro Administrativo, onde funciona a Secretaria de Meio Ambiente, estão há muitos anos tendo que conviver com essa poluição, a usina começa a funcionar antes mesmo do sol nascer, as pessoas acordam sufocadas, tem muitos idosos que moram naquele entorno, crianças e até recém-nascidos.

A jovem Thayze Medeiros, filha de Cláudio Florentino, já teve que ir várias vezes para o Hospital Regional tomar nebolização, pois quando começa a inalar a fumaça do óleo queimado, ou começa a sai sangue pelo seu nariz ou fica com dificuldade de respirar.

Os moradores já entraram em contato com o prefeito Nabor Wanderley e com o secretário de infraestrutura José Marcone Santos, este quando questionado por moradores respondeu, “a usina está beneficiando milhares de pessoas na cidade”, e os mesmos ficaram jogando a “batata quente” da mão de um para o outro e até agora nada, quem sabe depois dessa denúncia algo seja feito.

Já foram entregues dois abaixo assinados na Secretária do Meio Ambiente, que pasmem, fica ao lado da Usina de beneficiamento, a varanda da secretaria é camarote privilegiado para quem quiser ver a usina funcionando.

O que será preciso para essa usina parar de funcionar? Só relatei um caso de vários outros de pessoas que já “baixaram” o HRP por conta de complicações respiratórias advindas da fumaça que trás consigo uma poeira preta que é extremamente prejudicial à saúde, ainda teremos que ficar escutando “piadinhas” do senhor Marcone, usando a desculpa que, para o desenvolvimento chegue à porta de outros, seja preciso prejudicar a saúde de moradores da mesma cidade?

Abaixo veja fotos da usina em funcionamento.



É notório a falta de praticamentes todos os pré-requisitos exigidos para segurança do trabalho.

Observe que as pessoas trabalham sem nenhum tipo de material de segurança.


Thiago M. Floretino

Nenhum comentário:

Postar um comentário